terça-feira, 9 de outubro de 2007

Kutes, beijus e tapiocas



O beiju é feito de finíssima farinácea a goma, que pode ser bem úmida ou mais seca,obtida da prensagem da manduioca no tipitipi.A técnica é praticamente a mesma usada para a feitura das tapiocas nordestinas, recheadas com coco, ou barradas de manteiga, derretida ao calor da hóstia dobrada ou enrolada.

O beiju é mais fininho e seco e para preparar o ponto exato, são usadas pás em forma de meia-lua ou remos.Mas algumas são lindas, trabalhadas artesanalmente em forma de animais.

Minha avó e minha mãe ,rio-grandenses-do-norte e descendentes de indígena,muito lá atrás,preparavam as brancas tapiocas com coco para nosso deleite, algumas bem molhadas no "leite de coco", expremido deste, ralado.

Certa vez, fui ministrar um treinamento em adolescência em S.Luiz, Maranhão, onde já morara,e, no aeroporto, sabendo de minha paixão pelo acepipe, Angelina Mineiro, que fôra de minha equipe na Unidade Materno Infantil, onde iniciamos o atendimento integral ao adolescente (plano-piloto S.Luiz -Brasília, nos Anos 80), apareceun no aeroporto com beijus amanteigados acondicionados em uma caixinha...Quanta delicadeza...Também me lembro de quando morei no Pará, em Belém , já adulta e psicóloga, ao sair do PAM do INAMPS de Psiquiatria ,parar para comprar fatias de tapioca bem molhada e coberta de coco ralado.Levar para os filhos e o marido, mas sair comendo calçada a fora....Ou, pequena, de mãos dadas com papai, em Recife,Pe, parar nos tabuleiros para o mesmo fim...

Há peças utilitárias muito lindas, como os raladores de coco, feitos para se sentar em cima do cabo achatado e levar à concha serrilhada,que fica para fora do corpo, a boca do coco aberto ao meio...Tenho um que foi de mamãe, em forma de peixe...Lá em casa, esta dizia que ao bater no coco para que se partisse em dois, se a divisão saísse irregular, é porque a pessoa era mal casada.Eu ficava atenta, em pequena - e muito feliz porque a prova da união de meus pais saía sempre correta:duas perfeitas metades...Não obstantes os dois serem bastante diferentes nuns pontos, porque eram muito parecidos em muitos,sempre a viajar, amar a natureza, nadar e dançar...

Há os espanadores graciosos, muito em antropomorfias, cabeças de bonecas, a saia para espanar...Também as coités , para tomar alimentos, decoradas, são lindas...E essas kutes,usadas para fazer farinha.
Clevane Pessoa



Da tradição indígena, as pás de beiju feitas em madeira e tradicionalmente pintada com urucum, jenipapo e pequi podem servir como brindes bem brasileiros.

"São chamadas de Kute na língua Aruak falada pelos índios Mehinako, e outras etnias do Xingu, e imitam pássaros, peixes e até morcegos. Podem ser também no formato de meia lua, a mais simples e, tradicionalmente, a mais utilizada na aldeia. "

Conheça mais:

Fonte:www.pontosolidario.com.br/kutes.gif

Nenhum comentário: