quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Hortência, Imersão latina e ATNI:"Criança Não É Brinquedo"









Quando trabalhávamos no INDHUS(Instituto de Desenvolvimento Humano e Social, que presidi), para o projeto em defesa da família (Projeto Hortência), célula mater da sociedade,escolhi, como símbolo, a hortência, pois , ao meu olhar de artista, num só galho, vemos várias flores, bem unidas, conforme devem ser os familiares.À primeira vista, são todas similares (laços de sangue), mas, de perto, nota-se inúmeras diferenças pequenas:uma não se abriu de todo, outra é ligeiramente mais clara, outra já sofreu a depredação de alguma lagarta, há a doente, infestada por pulgões, há as saudáveis e bem abertas...Dispostas em saudável forma circular, quando caem, continuam seu processo vital, pois fertilizarão o solo...

No início desta semana, os floristas dos quais compro, na porta,trouxeram-me dois vasos:um com floração lilás e um com brancas flores...

Hoje, ao receber o poema de uma criança, enviado pela jornalista Brenda Marques (*), sorri, pois a mesma flor foi descrita em seu cíclo vital.

Clevane



Brenda Marques para mim
mostrar detalhes 11:25 (7 minutos atrás)



Hortência



Ela nasce de repente.

Antes, ela foi plantada



Ela cresce.

Antes, ela foi molhada.



Ela dá flores coloridas.

Antes, ela foi cuidada.



Ela morre.

Antes, ninguém cuidou dela



(Márcio França - Aluno da APAE de Contagem/MG)

Brenda Marques Pena comenta:

"Se no poema, a hortência for uma metáfora de criança, veremos que assim como as flores nossas crianças precisam de cuidado para crescerem. E quem cuidará delas? Esta missão é de todos nós. Quando você vir uma criança sendo mau-tratada não deixe de denunciar ao conselho tutelar de sua cidade, os pais dela também precisam de ajuda. Seja voluntário em algum projeto, contribua com seu tempo, dinheiro e principalmente amor. Ah, o governo também precisa garantir os direitos da criança, portanto cobre deles o cumprimento das leis. Se envolva!



O Imersão Latina em parceria com o ATNI tem realizado durante toda esta semana uma série de palestras, poesia, música e exposição fotográfica para mostrar as pessoas o trabalho dessas ONGs e precisa de colaboradores.



Esta noite será o dia da poesia com as poetas del mundo Avelin Rosana e Brenda Mar(que)s e de uma palestra com o Professor Erik Peixoto sobre Educação Inclusiva. Acesse o site www.imersaolatina.com, veja a programação completa e participe e divulgue esta iniciativa."



As fotos em anexo são da mostra: "Criança não é brinquedo" que pode ser vista durante até o dia 12 de outubro em Brasília/DF

(714/715 norte - Bloco F - loja 18) Informações: 3272-3035



IMERSÃO LITERÁRIA

Em 2008 será realizado o projeto “Imersão Literária" que visa a realização de trabalhos com arte, que envolvam adolescentes com a promoção de apresentações culturais inclusivas e oficinas de educação e produção artística na Fundação APAE-MG (Associação de Pais e Amigos de Excepcionais de Minas Gerais) e Instituto São Rafael (Associação dos amigos de portadores de deficiência visual), durante seis meses, com o objetivo de ampliar o universo da percepção e criação artística dos alunos dessas duas instituições e dar visibilidade ao trabalho desenvolvido por eles. As atividades serão realizadas com a participação de músicos, atores, poetas e escritores, que por meio de performances artísticas de adaptações de textos literários de poetas e contistas brasileiros, mostrarão a variedade de formas e expressões da literatura brasileira e latinoamericana contemporânea, com o intuito de ampliar o repertório dos adolescentes, para que se sintam instigados na produçãos dos trabalhos. Depois dos seis meses de trabalho intensivo, duas vezes por semana com os adolescentes da APAE e do Instituto São Rafael, será elaborado um livro com poemas e contos dos alunos da APAE, os mesmos serão trabalhados pelos alunos do Instituto São Rafael, com coordenação técnica e artística para a produção de um CD com os poemas produzidos pelos adolescentes em parceria com artistas convidados e o Coral do Instituto São Rafael. A primeira tiragem do CD e do livro será de dois mil exemplares que serão distribuídos em escolas, nas instituições participantes, em salões de literatura e bibliotecas públicas. Se você quiser saber mais e puder se envolver, entre em contato pelo e-mail: imersao@imersaolatina.com.


**********************************************************************


(*)Brenda Marques Pena

Coordenadora do Imersão Latina

Comunicação para América Latina e Caribe

(61) 9994-2133

imersao@imersaolatina.com





Nominação das imagens e fotos :


a)Flyer do Imersão Latina.



b) "Madreyhijo", foto de Vanda Sampaio


c)"Abandono", foto de Brenda Marques


d)"Mãe /india /amamenta", foto de Ursula Bahia

e)"Choro de Criança", de Aline Cantia

3 comentários:

rafael e valquiria disse...

essa istoria e muito triste

rafael e valquiria disse...

essa istoria e muito triste

rafael e valquiria disse...

essa criança sofreu muito