quinta-feira, 10 de abril de 2008

Primeiro Forum Internacional de Mulheres Indígenas em Lima, Peru



Na foto, Eliane Potiguara com a jovem Dra Fernanda Jófej Káigang ,prestes a ir complementar estudos na Alemanha. Existe uma linda ligação entre ambas, pois Eliane a conhece desde o pequena, tendo pegado-a ao colo.


Acabamos de ler o release abaixo.Louvamos a representação brasileira pela presidente da entidade brasileiro GRUMIN (Grupo de Mulheres Indígenas), Eliane Potiguara, Conselheira do INBRAPI, conhecida por sua luta pelas etnias de nosso País, pela Paz, pelas mulheres e crianças, pelos idosos,pelos autores e artistas de origem indígena, principalmente.Os descendentes, usam o nome de sua tribo ou grupo étnico, após o prenome (ex:Airton Krenak, Eliane Potiguara,Daniel Munduruku,Marcos Terena, Dra.Fernanda Jofej Kaikang,alguns conhecidos apenas por esta indicação tribal)

"PRIMER FORO INTERNACIONAL Mujeres Indígenas, Compartiendo Avances para Nuevos Retos em Lima, Peru.

"Vai acontecer de 13 a 16 de abril de 2008, o PRIMER FORO INTERNACIONAL Mujeres Indígenas, Compartiendo Avances para Nuevos Retos em Lima, Peru.

Algumas mulheres Indígenas do Brasil estarão presentes representando suas Organizações, mas não tivemos acesso aos nomes. A organização do Fórum de mulheres Indígenas do Peru, previamente, enviou uma Convocatória solicitando que as organizações se inscrevessem e enviassem o perfil.

O GRUMIN E O INBRAPI enviaram o nome de Eliane Potiguara (para representar essas organizações) que estará oficialmente num Painel denominado Propriedade Intelectual, Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade. O INBRAPI, em parceria com várias organizações indígenas e entidades, acaba de realizar o Caucus Indígena Internacional sobre o tema (abril 2008)/Brasília, reunião preparatória à Conferência da COP-9 sobre Biodiversidade. As organizações e pessoas filiadas ao Inbrapi participaram ativamente das oficinas regionais (Norte, Sul, Leste e Nordeste e Centro-Oeste) em todo o ano de 2007 e 2008 que tratou da Consulta Publica Nº 2 do CGEN/Ministério do Meio Ambiente. Tudo isso legitimado pelo Projeto Eg To Jykrén.

O Inbrapi, através da jovem indígena Dra. Fernanda Jófej Káigang, está há anos estudando o tema e participando do processo local, estadual, nacional e internacional.

A escritora e poeta Eliane Potiguara, 57 anos, diretora de Comunicação do INBRAPI e diretora-Executiva do GRUMIN vai apresentar um PPS intitulado “Mulheres na Construção e Preservação, da Cosmologia Indígena”, numa linguagem popular, baseado nas discussões sobre medidas para coibir a apropriação e uso indevido dos conhecimentos tradicionais dos povos indígenas e na solicitação de que o Estado crie e implemente as leis nacionais, assegurando os direitos humanos dos povos indígenas, segundo o artigo 22 da CDB ( Convenção da Biodiversidade Biológica). A apresentação está marcada a princípio, para o dia 14 de abril de 2008, no Painel Propriedade Intelectual, Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade. Concluído o Fórum, o Inbrapi e Grumin disponibilizarão o material na Internet através dos sites organizacionais.

Os temas serão:

1-Globalização e Mulheres Indígenas

2-Território, Meio ambiente, recursos naturais e efeitos do câmbio climático.

3-Propriedade Intelectual, Conhecimentos Tradicionais e Biodiversidade.

4-Comunicação e Tecnologia da Informação.

5-Reforma da ONU: Processos de Paz e Segurança do Mundo.

6-Mulheres Indígenas e Direitos Humanos

7-Racismo e Descriminação.

8-Saúde Sexual Reprodutiva e Prevenção da Aids.

9-Gênero, Cultura, Violência e atribuições das defensoras dos Direitos Humanos.

10-Educação Intercultural: Acesso, indicadores e qualidade nas políticas educativas para a infância.

11-Oportunidades Educativas Interculturais para as Mulheres Indígenas.

12-Economia e Mulheres Indígenas: Onde está o Dinheiro para as Mulheres?

13-Políticas contra a pobreza, acesso a créditos e iniciativas de Mulheres Indígenas
Outros temas serão também debatidos."

Conforme podem ver, são vastos os temas propostos.
Desejamos que seja exitoso e dê frutos esse histórico encontro (*).

Clevane Pessoa de Araújo Lopes

Diretora regional do InBRasCI em Belo Horizonte, MG

(Segmento da Governadoria em Mariana, MG-a outra Diretoria Regional fica em Ipatinga, com Marília Siqueira)

( * ) Em breve, Lourivaldo Perez Baçan, da Vila das Artes, fará o e-book que contentará textos e arte indígena.
Faremos, com prazer, o prefácio.
Será o segundo e-book indígena brasileiro.

Nenhum comentário: