sábado, 29 de setembro de 2007

Itaquatiara

Clevane Pessoa de Araújo Lopes


Ita, na linguagem tupi, quer dizer pedra.

Kwatiara, pintura.


O termo Itaquatiara ,no Nordeste e no Norte, revela um espaço onde há pinturas rupestres, inscrições primitivas ,desenhos - ou incisos ou pintados com tintas naturais, tais quais a do Urucum - e até representações pictóricas esculpidas.


Também era o nome dado a sinais usados em orientação,quanto aos recursos naturais de um lugar (rios, cachoeiras,montes...)e mesmo a registros migratórios.


Revelam uma autóctone pictografia dos indígenas.


Literalmente, significa pois, "pedra pintada'.


E abro aqui esse blog, para abrigar a literatura e as ilustrações de indígenas ou sobre eles, poesias, lendas,protagonistas.


Inicialmente, pensei em chamar ao blog de Muiraquitã,mas o til não era foi aceito pelo sistema do blog e resolvi que depois, contarei a linda lenda.Quando morei em Belém, no Pará,aqui no Brasil ,comprava as rãzinhas verdes que são amuletos, e as trazia para amigas.Dá sorte na vida amorosa, acredita-se.


Aqui estarão referências de livros, filmes, fatos reais, além de arte e literatura.


Um espaço da terra Brasilis, as etnias ,a História.Mas também de todas as terras do mundo, sobre onde as populações nativas ,os pueblos...
Parcerias estão abertas.
E quem quiser colaborar,entre em contato :
clevaneplopes@gmail.com ou cpotiguara@yahoo.com.br

Um comentário:

Hannah Sá disse...

acreditas que salvastes a minha vida revelando esse significado aqui na net? xD estou fazendo um trabalho sobre pré-história nordestina para graduação e me deparei com esse nome e não achava melhor explicação em lugar nenhum (nenhuma para falar a verdade).